segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Mamãe, você já se vacinou contra coqueluche?

Oi, gente!
Como vocês sabem, aqui no blog eu falo de tudo relacionado a mães, futuras mães, pais, filhos. Mas se tem um assunto desse universo que me interessa, esse assunto é: saúde. Recebi uma sugestão semana passada sobre uma vacina importantíssima que vai ser oferecida para grávidas pelo Ministério da Saúde, a partir do próximo mês, e não poderia deixar de contar pra vcs esse novidade. É a vacina DTPa (tríplice acelular contra difteria, tétano e coqueluche).
A questão é que, até hoje, poucos médicos indicavam essa vacina pra quem está grávida, aqui no Brasil (embora ela esteja disponível em clínicas de vacinação). Eu mesma não me lembro de ter tomado nas minhas duas gestações. Mas o fato é que a doença é seríssima para os recém-nascidos e pode ser prevenida ao se vacinar as mães (assim os bebês já nasceriam com os anti-corpos, imunizados).
O governo decidiu incluir essa vacina no calendário nacional por causa do aumento no número de casos da doença. Foram 2.258 em 2011 e 4.453 em 2012. Dos registros no ano passado, 97% aconteceram em bebês menores de seis meses, idade em que a criança ainda não desenvolveu total proteção contra a doença (o esquema de vacinação inicial é feito em três doses: a primeira aos 2 meses, a segunda, aos 4, e a terceira, aos 6 meses).
Taí, mais um cuidado para as gestantes incluirem nos 9 meses de cuidados: a vacina DTPa.
Um beijo
Pati
Fonte: Yahoo Mulher

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Como afinar o rosto?

Aprenda a afinar seu rosto com dicas de make. (Foto: Divulgação)
Muitas mulheres ficam incomodadas com as grandes bochechas que têm e gostariam de disfarçar essa aparência. Uma excelente aliada, talvez melhor amiga, é a maquiagem que emagrece. Só alguns detalhes já são suficientes para dar um outro aspecto no rosto rechonchudo. 
O maquiador do Werner Coiffeur Leblon, Pedro Vicuña, dá o passo a passo para quem quer arrasar de uma vez por todas. Para isso, basta você ter em mãos lenço umedecido, primer, base na cor da sua pele, uma outra base em um tom mais escuro, pó compacto, sombra nude, sombra marrom, iluminador líquido, lápis marrom e batom rosa. Que tal? 
...Continuação: Yahoo Mulher

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Preenchimento facial com ácido hialurônico: tratamento para rugas

O que é o preenchimento facial com ácido hialurônico

preenchimento facial é um procedimento para embelezamento e reestruturação da pele envelhecida. O ácido hialurônico é uma das substâncias usadas para esta finalidade. Ele preenche rugas e sulcos, além de melhorar o contorno facial. Pode também ser utilizado para aumentar o volume dos lábios.

Como é feito o preenchimento facial

O procedimento é efetuado em consultórios e clínicas, com anestesia local ou simplesmente tópica, com agulhas ou cânulas. Como existem diversas formas de aplicações - desde a derme superficial, derme profunda e até o tecido subcutâneo -, existem inúmeros calibres e diversas dimensões de agulhas e cânulas para estas formas de aplicação. Para preenchimento dos lábios é feito um bloqueio anestésico, ou seja, a injeção é aplicada bloqueando o nervo dessa região, como a anestesia feita em procedimentos odontológicos.

Como age o ácido hialurônico


Profissional apto a realizar o procedimento O acido hialurônico preenche o espaço entre as células e, em função da sua capacidade de atrair água para o local em que foi aplicado, ele melhora não só asrugas como também a hidratação da pele. 

O preenchimento facial com ácido hialurônico deve ser feito por médicos, preferencialmente especialistas em estética, como o cirurgião plástico e o dermatologista.

Principais aplicações

A dermatologista Geana Lima, do Studio e Laser Centro Estético, conta que as principais aplicações do ácido hialurônico são: no sulco nasolabial (famoso "bigode chinês"), nos lábios e na região supra labial, na goteira lacrimal (área das olheiras), maçãs do rosto, contorno de mandíbula, além de preencher cicatrizes da face.

Contraindicações

Portadores de doenças autoimunes em atividade, como o Lúpus Eritematoso Sistêmico, grávidas, mulheres em processo de amamentação, pessoas imunossuprimidas, pessoas com alergia a qualquer componente da formulação e com inflamação ou infecção no local a ser tratado não devem submeter-se a estes procedimentos.

Idade mínima

O dermatologista Jayme de Oliveira Filho explica que não há idade mínima para que seja feito o preenchimento facial com ácido hialurônico. No entanto, a procura por esse método começa por volta dos 25 anos.

Sessões de preenchimento facial com ácido hialurônico

Normalmente uma sessão é suficiente, mas caso os resultados ainda não estejam satisfatórios, é possível fazer um retoque.

Resultado do preenchimento facial com ácido hialurônico

Os efeitos do preenchimento facial com ácido hialurônico aparecem logo após o tratamento, mas se tornam mais visíveis uma semana após a sessão, momento em que o inchaço do rosto é amenizado.

Tempo de duração dos efeitos

Ele não é permanente e pode ficar no local de aplicação por um período de 12 a 20 meses, sendo reabsorvido paulatinamente pelo organismo.  

Cuidados anteriores

 O paciente não deve tomar anticoagulantes antes do tratamento.                                                                        

Outros possíveis usos do ácido hialurônico

O ácido hialurônico tem outras aplicações, como por exemplo na composição de cremes hidratantes e cosméticos.

Cuidados após o preenchimento facial com ácido hialurônico

A dermatologista Geana Lima recomenda evitar massagens no local da aplicação nas seis horas posteriores ao preenchimento facial. Depois desse período o paciente está liberado para realizar limpeza suave, aplicar proteção solar e maquiagens. O protetor solar previne o aparecimento de manchas na região das equimoses (manchas arroxeadas na pele). A especialista recomenda evitar atividades físicas nas 24 horas após o procedimento.

Efeitos adversos do preenchimento facial com ácido hialurônico

O ácido hialurônico é um componente natural da derme de nossa pele. Por esta razão, raras vezes condiciona a algum efeito adverso. Mas podem ocorrer equimoses e inchaço.

Fontes consultadas

Dermatologista Jayme de Oliveira Filho (CRM-SP 28653), membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica-SBCD. 

Dermatologista Geana Lima (CRM: 99005), do Studio e Laser Centro Estético.

Fonte: Minha Vida

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Conheça os benefícios do treinamento funcional

O treinamento funcional é um método de trabalho ainda mais dinâmico que os treinos convencionais. Ele é caracterizado por mesclar diferentes capacidades físicas em um único exercício. Assim, o foco passa de um grupo muscular isolado para todo o corpo ? os movimentos trabalham a força muscular, a flexibilidade, o sistema cardiorrespiratório, a coordenação motora e o equilíbrio. 
Quem pode fazer?Na academia há diversos aparelhos que trabalham um músculo por vez e, em geral, os praticantes não precisam pensar muito para realizar os exercícios. Mas para fazer o treinamento funcional são usados apenas alguns acessórios e os exercícios apresentam uma complexidade maior. Apesar dos benefícios do treino global, pode haver um risco maior para lesões. O melhor então é contar sempre com a supervisão de um especialista, um profissional de Educação Física. 
Além de fatores como idade e sexo, a prática do treinamento funcional tem muito a ver com o histórico de cada praticante. Pessoas que, ao longo da vida, praticaram diversas modalidades esportivas e atividades físicas, certamente se adaptarão melhor a este tipo de treinamento. Devido à complexidade envolvida, esse método não é um dos mais indicados para as pessoas previamente sedentárias. O ideal para este público é se preparar com exercícios mais simples, como a própria musculação, antes de se submeter ao treinamento. 

Como é feito?

Devido à complexidade envolvida, esse método não é um dos mais indicados para as pessoas previamente sedentárias.
Em alguns exercícios, a carga de trabalho é exercida pelo próprio peso do corpo somado ao equilíbrio. No entanto, também pode ser realizado com acessórios e até alguns equipamentos específicos que já existem no mercado. Entre os principais acessórios estão a bola suíça, o cinto de tração, a medicine bol, o bosu, o mini trampolim, a theraband e os cones. 

Quais são os benefícios?

Além da tonificação muscular, o treinamento funcional implica numa maior complexidade do movimento e no envolvimento de várias capacidades físicas. Isso faz com que o organismo tenha um gasto energético muito maior, além de trazer grandes contribuições, como a melhora da flexibilidade, o emagrecimento, a otimização da coordenação motora, o ganho de equilíbrio e o condicionamento cardiorrespiratório. Isso tudo além de motivação e da elevada autoestima.
 

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Salão de beleza pode ser local de doenças; saiba como se proteger

É importante que o salão faça um controle periódico de seus equipamentos. (Foto: iStock)
Você vai ao salão para fazer as unhas e sai de lá com uma micose, dermatite ou pior, com o vírus HIV ou da hepatite B ou C. Sim, isso pode acontecer caso o local não tome alguns cuidados básicos, como a utilização de materiais descartáveis e a correta esterilização dos utensílios.

"A transmissão de micoses se dá através de lixas, espátulas e alicates que tenham tido contato com alguma unha contaminada. No caso das dermatites, elas ocorrem pelo contato com esmaltes, acetona e removedores de esmalte, através da sensibilização da pele após a retirada das cutículas. Já no caso do HIV e da hepatite, a transmissão ocorre por meio do contato com o sangue da pessoa", alerta a dermatologista Miriam Sabino de Oliveira, de São Paulo.

Segundo a médica, o vírus da hepatite é resistente e pode viver fora do organismo por até sete horas. Já o HIV sobrevive por algumas horas e os fungos permanecem vivos por até três dias nos instrumentos.
Para evitar problemas, os salões devem oferecer lixas e palitos descartáveis e as manicures devem atender, preferencialmente, com luvas e máscara. Já alicates e espátulas precisam ser lavados com água corrente e sabão neutro para a retirada de restos de pele. Em seguida, devem ser colocados em embalagem própria para esterilização em autoclave, onde devem permanecer por pelo menos uma hora.
Também é importante que o salão faça um controle periódico da autoclave para certificar-se de que o aparelho esteja funcionando corretamente. "Após um determinado número de esterilizações, a autoclave gera um teste biológico para enviarmos à autorizada e a empresa fabricante faz a manutenção periodicamente", afirma Jack Cardoso, sócia-proprietária e nail designer do Cosmopolish, em São Paulo.
Levar ou não seu próprio kit à manicure?
Para a doutora Miriam, o ideal é que cada pessoa leve à manicure seu próprio kit de unhas. "O melhor é que cada um tenha os seus próprios utensílios, desde lixas, espátulas e, principalmente, alicate de cutículas", orienta.
No entanto, de nada adianta levar seus instrumentos caso você mesma não tome alguns cuidados. "Quando a cliente traz seu material, muitas vezes ele vem enferrujado e com excesso de pele morta. Ou então o mesmo utensílio é compartilhado com todos que moram na mesma casa. Nesse caso é melhor não usar e procurar um salão em que ela confie", explica Jack.
Quem tem o costume de fazer as unhas em casa também deve manter o material em ordem. "Orientamos que ela mantenha o material bem afiado e sempre limpo, mesmo que seja apenas com álcool. É importante que ele seja de uso individual e que fique guardado em local longe de umidade", completa a nail designer.
Previna-se de doenças com algumas dicas:
  • Cheque se o salão esteriliza corretamente utensílios de metal. Uma dica é conferir a embalagem: na lateral, há uma faixa rosa que muda para a cor cinza quando o material já passou pela autoclave;
  • Confirme se o local utiliza palitos e lixas descartáveis e se os pacotes são abertos na sua frente;
  • Observe se a manicure usa luvas e se higieniza as mãos a cada cliente;
  • Sempre que possível, leve seu próprio kit à manicure, mas desde que ele esteja limpo e bem conservado;
  • Ao fazer as unhas em casa, conserve seu material sempre limpo e longe da umidade.

    Fonte: Yahoo Mulher

domingo, 4 de agosto de 2013

Dicas para não engordar com o happy hour

Cheiro bom, gosto bom, mas para a dieta, os petiscos não são a melhor escolha. (Foto: iStock)
Nada como ir ao barzinho, beber uma cerveja gelada, conversar com os amigos e, é claro, petiscar. Quem resiste à deliciosa porção de batata frita? Cheiro bom, gosto bom, mas para a dieta, os petiscos não são a melhor escolha.

Veja quantas calorias têm alguns dos mais consumidos:

Mandioca frita: 183 calorias (5 palitinhos)
Bolinha de queijo: 98 calorias (1 unidade)
Pastelzinho de carne: 100 calorias (1 unidade)
Batata frita: 150 calorias (5 palitinhos)
Mini-coxinha de Frango: 110 calorias (1 unidade)
Bolinho de bacalhau:141 calorias (1 unidade)
Provolone à milanesa: 72 calorias (1 unidade)
Frango à passarinho: 75 calorias (1 unidade)
Caldinho de feijão: 27,5 calorias (100 g)
Bolinho de aipim com carne seca: 191 calorias (100 g)
Escondidinho: 265 calorias (100 g)
Calabresa: 280 calorias (100 g)
Anéis de cebola empanados: 390 calorias (100 g) 

Algumas escolhas podem ser feitas para tornar o happy hour menos calórico. "Em bares o ideal é fugir das frituras e optar por espetinho de frango grelhado, batata assada com ervas, caldinhos de feijão ou abóbora. Fuja do bacon. Opte por queijos mais leves, como mussarela de búfala, queijo canastra com ervas e azeite, ovinhos de codorna (6-8 unidades) e ceviche," explica a nutricionista Fabiana Borrego. "No geral, evite os alimentos empanados, carnes gordurosas, linguiças e embutidos", declara Fabiana.

As bebidas também podem ser uma bomba de calorias. Veja a quantidade para cada 100 ml:

  • Cerveja Antártica Malzbier: 65,9 calorias
  • Cerveja Bavária Pilsen: 36,6 calorias
  • Cerveja Brahma Chopp: 42,9 calorias
  • Cerveja Bohemia: 43,9 calorias
  • Cerveja Heineken: 42 calorias
  • Cerveja Kaiser Bock: 57 calorias
Sobre as bebidas, a nutricionista Fabiana orienta evitar a cerveja. "Fuja das cervejas e dos drinques. O melhor mesmo é optar por um bom vinho branco. Um copo de caipirinha chega a ter 300 calorias e a taça de vinho branco em torno de 74 calorias", informa.
Fonte: Yahoo Mulher

sábado, 3 de agosto de 2013

Aprenda a controlar seu apetite em oito passos

Reduzir o consumo de açúcares e gorduras é a principal mudança.
Em um contexto que engloba a correria do dia a dia e o aumento das ofertas de inúmeras tentações culinárias, fazer dieta realmente não é uma tarefa das mais fáceis - é preciso muita força de vontade.
A loucura da vida moderna nos suga todo o tempo livre e a comida fácil, rápida ou pronta como as redes de fast-food, ricas em gordura,sal e açúcares, ganha mais espaço nas prateleiras de supermercados, fachadas de lojas e deliverys, sempre pronta para nos fazer ganhar mais tempo com sua rapidez e praticidade. Isso sem falar nas propagandas com imagens deliciosas e altamente tentadoras que nos fazem, quase sem querer, sair do sofá para um rápido ataque à geladeira. Pensamos em comida quase o tempo todo - é um estímulo atrás do outro, e que nos faz comer cada vez mais e com pior qualidade, tornando-nos propensos ao sobrepeso, obesidade e desenvolvimento de doenças ligadas à má alimentação, como diabeteshipertensãocolesterol alto, entre outros.

Mas comida vicia?

Diversos estudos vêm constatando a perigosa relação do açúcar, sal e gorduras no aumento da produção de hormônios que causam a sensação de bem estar, como a dopamina e a serotonina, neurotransmissores que aumentam a fome. Em um ciclo vicioso, a sensação de bem estar que alimentos ricos em açúcar, sal e gordura proporcionam é de pouca duração e para mantê-la é necessário recorrer cada vez mais às guloseimas e em doses cada vez maiores. Não é à toa que esses ingredientes são a base da comida fast-food.
Com os alimentos ricos em açúcar, a sensação de satisfação vai se desfazendo na medida em que a insulina, substância produzida pelo pâncreas, vai saindo de cena, e quanto mais a insulina cai mais o corpo pede por ela, aumentando assim as estatísticas do aumento de diabetes, principalmente entre crianças e adultos com obesidade.
Hoje a recomendação dada para o açúcar refinado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é a de no máximo 10% do total das calorias ingeridas diariamente. Ou seja, se sua dieta for de 2000 calorias, sua ingesta deverá ser de até 200 calorias, o que dá um pouco menos de 2 colheres (sopa) de açúcar refinado ao dia. O que poucos seguem.
Saber como controlar a fome é imprescindível para que você emagreça
O correto é trocar o açúcar refinado, cheio de calorias vazias, pelo açúcar mascavo, repleto de nutrientes importantes, como selênio, vitaminas do grupo B e zinco. Lembrando, porém, que esse açúcar tem calorias e não devemos exagerar nas quantidades. Para pessoas que tem diabetes ou obesidade, o mais indicado é o uso de adoçantes em substituição ao açúcar branco.

E a gordura?

Dizem que o limite entre o prazer e o vício é a perda de controle sobre a quantidade que se vai ingerir. Mas a grande dúvida é: comemos mais do que o necessário porque somos esfomeados ou somos esfomeados porque os alimentos ricos em açúcar e gorduras nos fazem comer mais? Todos sabemos que a gordura aumenta o sabor da comida, portanto é necessário não se tornar refém desse sabor.
A gordura executa um papel importante para o desenvolvimento e manutenção do nosso corpo e devem estar inseridas em nossa alimentação diária, mas é necessário escolher sempre boas fontes e evitar o excesso de gordura saturada, que está presente nas carnes, queijos e frituras. Gordura saturada em excesso aumenta o colesterol ruim, elevando o risco de doenças cardíacas.
Assim, algumas pessoas ao se darem conta que estão engordando resolvem iniciar dietas que prometem milagres sem ter que alterar muito seus hábitos alimentares, cortando de maneira aleatória grupos alimentares importantes para manter sua energia, saúde e imunidade em dia. Dietas malucas ou muito restritivas, como passar horas sem se alimentar, podem até trazer resultados rápidos, mas com certeza não serão duradouros, é muito complicado e difícil manter uma dieta aonde grupos inteiros devem ser cortados e a volta ao peso anterior se dará de forma rápida, o famoso efeito sanfona. Ter uma alimentação equilibrada e de bom senso, sem cortes radicais pode ser a melhor forma de você conseguir atingir seus objetivos, perder o peso em excesso sem comprometer sua saúde. 

Como controlar seu apetite em oito passos

No corre corre diário é comum para algumas pessoas pular o café da manhã ou almoçar muito pouco, não se alimentando de maneira correta - e com isso, invariavelmente à noite sua fome estará incontrolável, e beliscar até a próxima refeição acabará sendo inevitável.
Saber como controlar a fome é imprescindível para que você emagreça, e alimentar-se a cada três horas é o primeiro passo para não correr o risco de se descontrolar e atacar tudo o que vier pela frente quando a fome chegar. Inverta de forma gradativa esse quadro, comece o dia com um café da manhã reforçado e vá diminuindo as quantidades do que você come no decorrer do dia.
  • Invista em atividade física, ela é fundamental para sua saúde e qualidade de vida. Ela ajudará você a emagrecer e se manter magro
  • Mantenha uma alimentação balanceada, com todos os grupos alimentares, proteínas, gorduras boas e carboidratos de baixo índice glicêmico. Mudanças de estilo de vida são muito eficazes no tratamento de emagrecimento
  • Aposte em alimentos termogênicos, capazes de aumentar o gasto calórico do organismo. Nessa lista, você encontra pimenta, chá verde, gengibre e outros
  • Faça check-ups periódicos, pois seu corpo precisa estar em equilíbrio para que você possa emagrecer sem riscos, e só fazendo os exames médicos da parte clínica, nutricional e hormonal você poderá detectar os entraves metabólicos que emperram a perda de peso
  • Aumente a ingestão de fibras, que além de melhorar o trato intestinal aumenta a sensação de saciedade
  • Use medicamentos quando necessário, como no caso da obesidade, que é uma doença de causa multifatorial e complexa, que em muitos casos necessita ser tratada com diversas estratégias, inclusive com o uso de medicamentos, que devem ser usados de maneira criteriosa e após avaliação detalhada do histórico do paciente
  • Diminua o estresse, pois estudos demonstram que o ganho de peso e os níveis de cortisol (conhecido como hormônio do estresse) estão intimamente ligados, ou seja, quanto maior o estresse, maior é o nível do cortisol e maior é a facilidade com que o indivíduo ganha peso. A má alimentação e sedentarismo fazem parte do círculo vicioso em que o indivíduo está inserido e para interromper este ciclo é necessário a adoção de hábitos e atividades que melhorem a qualidade de vida, como atividades ao ar livre, caminhadas e atividades lúdicas
  • Diminua o consumo de açúcares e gorduras, pelos motivos descritos acima na matéria e segundo a Associação de Neurociências do Canadá, existem pessoas que são mais vulneráveis a se viciarem em alimentos pouco saudáveis, como os ricos em açúcares e gorduras, portanto evite-os!

    Fonte: Minha Vida

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Mobilização une entidades médicas e serviços param

Ação, que segue nesta quarta-feira, não afetou serviços de urgência e emergência.

Para protestar contra os vetos da presidência à lei do Ato Médico e a contratação de estrangeiros no programa Mais Médicos, profissionais da área suspenderam serviços em todo o país nesta terça-feira, mantendo apenas atendimentos de emergência e urgência e de 50% das consultas agendadas.
Essa foi uma das raras situações em que as entidades médicas defenderam a mesma posição. De acordo com o presidente do Sindicato dos Médicos de Santa Maria, Benônio Terra Vilalba, isso ocorre porque o problema da saúde do país foi atribuído à categoria pelo governo:
— Jogaram a culpa em nós, mas o problema não está nos médicos, e sim, nos gestores.
Em artigo publicado em ZH desta terça-feira, o médico Gilberto Schwartsmann defendeu a mesma tese. "O governo conseguiu o inimaginável: uniu toda a classe médica brasileira! Em mais de 30 anos de profissão, nunca havia visto tantos médicos participando em protesto de rua!", escreveu o oncologista.
Nesta quarta-feira, ocorre o segundo dia da mobilização. Na terça, a adesão alcançou quase a totalidade da categoria. Vinte e dois Estados aderiram ao movimento (ficaram de fora Alagoas, Amapá, Roraima e Piauí). Em Porto Alegre e na Região Metropolitana, os médicos dos hospitais de Clínicas, Conceição, Santa Casa, São Lucas da Pucrs e Cardiologia aderiram à paralisação. O serviço de Traumatologia do Parque Belém também parou. No Interior, houve mobilização em pelo menos 25 cidades.
Nos ambulatórios dos grandes hospitais, consultas foram reagendadas e devem ser regularizadas a partir de quinta-feira. No Hospital de Clínicas, a mobilização contou com a participação de estudantes e alguns residentes, que entregaram panfletos, verificaram pressão arterial e conversar com pacientes.
Como solução para os graves problemas da saúde pública brasileira, as entidades pedem mais investimento da União, passando de 4,4% da receita para 10%, e a criação de uma carreira de Estado para médicos, como forma de fixar os profissionais no interior.
O presidente do Conselho Regional de Medicina do RS (Cremers), Rogério Wolf de Aguiar, destacou que a medida "tomada de afogadilho" pelo governo federal não resolverá o problema:
— Podemos ter 30 médicos por mil habitantes e as emergências continuarão superlotadas. Mais Médicos não resolve a falta de leitos e infraestrutura.
Fonte: Zero Hora

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Cervejaria Nacional cria cerveja de café em parceria com Doug Odell

Doug Odell é um importante cervejeiro americano. Produtor artesanal obcecado por padrão e equilíbrio, ele esteve no Brasil no final de junho para participar da 12ª Brasil Brau (feira de tecnologia de cerveja) e aproveitou a viagem para fazer amigos e cervejas (o Paladar contou como foi sua passagem pelo Brasil aqui).
Um dos legados que Odell deixou de sua breve visita ao País foi a Pingado IPA, cerveja criada em parceria com a Cervejaria Nacional e que será lançada semana que vem, no dia 5.
A cerveja foi feita com grãos do café Espírito Santo 15, que receberam tratamento especial no Coffee Lab: torrefação delicada para acentuar aromas de amêndoas, avelãs e frutas amarelas.
Foram produzidos 500 litros da Pingado IPA, que tem 7,5% de álcool e 40 IBU (sigla em inglês para unidade internacional de amargor).
Para que quiser experimentar a sazonal, o lançamento acontece no dia 5 de agosto, Dia Internacional da Cerveja. Na data, ela será vendida a R$ 12 (o copo de 320 ml) e R$ 17 (o de 550 ml). Depois, passa a ser vendida por R$ 14 (320 ml) e R$ 20 (550 ml).