segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Mamãe, você já se vacinou contra coqueluche?

Oi, gente!
Como vocês sabem, aqui no blog eu falo de tudo relacionado a mães, futuras mães, pais, filhos. Mas se tem um assunto desse universo que me interessa, esse assunto é: saúde. Recebi uma sugestão semana passada sobre uma vacina importantíssima que vai ser oferecida para grávidas pelo Ministério da Saúde, a partir do próximo mês, e não poderia deixar de contar pra vcs esse novidade. É a vacina DTPa (tríplice acelular contra difteria, tétano e coqueluche).
A questão é que, até hoje, poucos médicos indicavam essa vacina pra quem está grávida, aqui no Brasil (embora ela esteja disponível em clínicas de vacinação). Eu mesma não me lembro de ter tomado nas minhas duas gestações. Mas o fato é que a doença é seríssima para os recém-nascidos e pode ser prevenida ao se vacinar as mães (assim os bebês já nasceriam com os anti-corpos, imunizados).
O governo decidiu incluir essa vacina no calendário nacional por causa do aumento no número de casos da doença. Foram 2.258 em 2011 e 4.453 em 2012. Dos registros no ano passado, 97% aconteceram em bebês menores de seis meses, idade em que a criança ainda não desenvolveu total proteção contra a doença (o esquema de vacinação inicial é feito em três doses: a primeira aos 2 meses, a segunda, aos 4, e a terceira, aos 6 meses).
Taí, mais um cuidado para as gestantes incluirem nos 9 meses de cuidados: a vacina DTPa.
Um beijo
Pati
Fonte: Yahoo Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário