segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Salão de beleza pode ser local de doenças; saiba como se proteger

É importante que o salão faça um controle periódico de seus equipamentos. (Foto: iStock)
Você vai ao salão para fazer as unhas e sai de lá com uma micose, dermatite ou pior, com o vírus HIV ou da hepatite B ou C. Sim, isso pode acontecer caso o local não tome alguns cuidados básicos, como a utilização de materiais descartáveis e a correta esterilização dos utensílios.

"A transmissão de micoses se dá através de lixas, espátulas e alicates que tenham tido contato com alguma unha contaminada. No caso das dermatites, elas ocorrem pelo contato com esmaltes, acetona e removedores de esmalte, através da sensibilização da pele após a retirada das cutículas. Já no caso do HIV e da hepatite, a transmissão ocorre por meio do contato com o sangue da pessoa", alerta a dermatologista Miriam Sabino de Oliveira, de São Paulo.

Segundo a médica, o vírus da hepatite é resistente e pode viver fora do organismo por até sete horas. Já o HIV sobrevive por algumas horas e os fungos permanecem vivos por até três dias nos instrumentos.
Para evitar problemas, os salões devem oferecer lixas e palitos descartáveis e as manicures devem atender, preferencialmente, com luvas e máscara. Já alicates e espátulas precisam ser lavados com água corrente e sabão neutro para a retirada de restos de pele. Em seguida, devem ser colocados em embalagem própria para esterilização em autoclave, onde devem permanecer por pelo menos uma hora.
Também é importante que o salão faça um controle periódico da autoclave para certificar-se de que o aparelho esteja funcionando corretamente. "Após um determinado número de esterilizações, a autoclave gera um teste biológico para enviarmos à autorizada e a empresa fabricante faz a manutenção periodicamente", afirma Jack Cardoso, sócia-proprietária e nail designer do Cosmopolish, em São Paulo.
Levar ou não seu próprio kit à manicure?
Para a doutora Miriam, o ideal é que cada pessoa leve à manicure seu próprio kit de unhas. "O melhor é que cada um tenha os seus próprios utensílios, desde lixas, espátulas e, principalmente, alicate de cutículas", orienta.
No entanto, de nada adianta levar seus instrumentos caso você mesma não tome alguns cuidados. "Quando a cliente traz seu material, muitas vezes ele vem enferrujado e com excesso de pele morta. Ou então o mesmo utensílio é compartilhado com todos que moram na mesma casa. Nesse caso é melhor não usar e procurar um salão em que ela confie", explica Jack.
Quem tem o costume de fazer as unhas em casa também deve manter o material em ordem. "Orientamos que ela mantenha o material bem afiado e sempre limpo, mesmo que seja apenas com álcool. É importante que ele seja de uso individual e que fique guardado em local longe de umidade", completa a nail designer.
Previna-se de doenças com algumas dicas:
  • Cheque se o salão esteriliza corretamente utensílios de metal. Uma dica é conferir a embalagem: na lateral, há uma faixa rosa que muda para a cor cinza quando o material já passou pela autoclave;
  • Confirme se o local utiliza palitos e lixas descartáveis e se os pacotes são abertos na sua frente;
  • Observe se a manicure usa luvas e se higieniza as mãos a cada cliente;
  • Sempre que possível, leve seu próprio kit à manicure, mas desde que ele esteja limpo e bem conservado;
  • Ao fazer as unhas em casa, conserve seu material sempre limpo e longe da umidade.

    Fonte: Yahoo Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário