quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Saúde Bucal


TRATAMENTO ORTODÔNTICO PARA ALINHAMENTO DOS DENTEs
A Associação Americana de Ortodontia informa que, nos Estados Unidos, cerca de 4,5 milhões de pessoas usam aparelhos para corrigir a posição dos dentes e ter um sorriso bonito e saudável1.
Como você sabe, o ortodontista é um dentista com uma especialização clínica complementar no tratamento das más oclusões (mordidas erradas), as quais podem ocorrer devido à falta de alinhamento dos dentes e problemas nas arcadas.

Por que os dentes ficam tortos?

O cirurgião dentista Terry Pracht, ex-presidente da Associação Americana de Ortodontia, afirma que os dentes tortos e os problemas de mordida têm sua origem tanto em fatores hereditários como em fatores ambientais. O Dr. Pracht diz que os fatores hereditários respondem inclusive pelo apinhamento dentário, diastema (grandes espaços entre os dentes) e más oclusões. Ele também menciona que os dentes tortos podem ser causados pelo hábito de chupar o dedo e pela protrusão lingual, além de problemas nas arcadas decorrente de acidentes(1).

Quais as opções de tratamento para alinhar os dentes ou corrigir más oclusões?

O tratamento ortodôntico tem três estágios. O primeiro é aquele no qual os aparelhos são usados para ganhar espaço na boca. Por exemplo, os expansores palatais são usados para aumentar a largura do palato, e, as barras linguais, para expandir a arcada inferior. O estágio seguinte é o da correção ativa, no qual os aparelhos são colocados nos dentes. Neste estágio, os dentes são ajustados e alinhados e as más oclusões são corrigidas no decorrer de um período que depende do grau de irregularidade dos dentes e da severidade dos problemas das arcadas. O terceiro estágio é o da retenção, no qual, depois que o aparelho é removido, os dentes são monitorados por meio do uso de um retentor (fixo ou removível) e das visitas ortodônticas semestrais.

Tipos de aparelhos

Os aparelhos de trinta ou mais anos atrás eram grandes bandas de metal enroladas e cimentadas em cada dente. O aparelhos podem ser colocados na face externa ou interna dos dentes, dependendo da recomendação do ortodontista. Os bráquetes, arcos e bandas apresentam-se em diversas cores, à escolha dos adolescentes.
Atualmente, pequenos bráquetes de metal ou cerâmica são fixados, com cimento específico, na superfície externa dos dentes, podendo-se usar bandas de metal nos dentes posteriores. Os arcos colocados dentro dos bráquetes são feitos de uma liga de níquel e titânio que esquenta de acordo com a temperatura da boca, permitindo a aplicação constante de pressão sobre os dentes quando ajustados no consultório do ortodontista.
Um aparelho alternativo e de uso mais recente é o sistema Invisalign, que consiste em uma série de alinhadores removíveis usados durante o dia e à noite para ajudar na correção. Os alinhadores podem ser removidos antes da escovação ou do uso do fio dental.

Cuidado dos aparelhos

O ortodontista ou dentista dará a você todas as informações sobre como higienizar corretamente seu aparelho. Há várias escovas manuais (especialmente projetadas para pacientes ortodônticos), movidas a bateria, elétricas e sônicas que podem ser usadas. Pergunte ao dentista qual é a melhor para o seu caso. Escove ao menos duas a três vezes por dia, em ângulo de 45 graus com movimentos de vai-e-vem. Remova a placa bacteriana na linha da gengiva para evitar gengivite (inflamação do tecido gengival). Coloque a escova em ângulo na linha da gengiva e escove suavemente ao redor do aparelho para remover a placa bacteriana e os resíduos alimentares.
É muito importante higienizar entre os dentes, se houver espaço, usando fio dental e um passa fio, um stimudent (palito limpador) ou uma proxabrush (escova interdentária). Os irrigadores bucais são recomendados para a remoção de resíduos alimentares e irrigação do tecido gengival para eliminar a gengivite e as bactérias causadoras de mau hálito. Também podem ser usados um creme dental antibacteriano e um enxaguatório bucal, com o irrigador ou isoladamente.

Com o manter o sorriso depois de retirar o aparelho?

Depois que seu ortodontista determinar a remoção de seu aparelho, é importante usar um retentor (um dispositivo de plástico) durante o dia ou à noite, de acordo com a recomendação profissional. A higienização do retentor pode ser feita com água ou creme dental e escova, logo depois do uso. Quando não estiver sendo usado, o retentor deve ser guardado em um estojo de plástico.
Combine com seu dentista a profilaxia profissional semestral e com seu ortodontista as consultas regulares de manutenção.
© Copyright 2009 Colgate-Palmolive Company
Referências:
1. Braces: Not Just for Looks, Causes of Crooked Teeth. Reviewed information at http://www.enotalone.com 


quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Pimenta na Dieta


  Se você está fazendo dieta, talvez seja a hora de colocar mais pimenta nas suas refeições. Isso porque, o alimento, pouco consumido pela maioria, funciona como um termogênico, aumentando a temperatura corporal e auxiliando no gasto calórico. “Os alimentos termogênicos são aqueles que têm a capacidade aumentar o gasto energético do seu organismo durante o processo digestivo e metabólico”, explica Luciana Harfenist, nutricionista da Funcionali Nutrição Funcional Personalizada.
  Segundo Luciana, a termogênese é um processo regulado pelo sistema nervoso e  algumas interferências neste sistema  podem ajudar no emagrecimento e também no controle da obesidade. Na prática isso significa que aliar uma dieta saudável e rica em exercícios com o consumo da pimenta potencializa o gasto calórico, acelerando aqueles resultados tão esperados. 
  No entanto, não adianta pensar que apenas incluir a pimenta no cardápio irá mudar muita coisa. Ou seja, ela deve funcionar como um complemento, nunca como agente principal. “De acordo com algumas pesquisas, além de aumentar a temperatura do corpo, o consumo de pimenta também liberaria catecolaminas, que diminuiriam o apetite, auxiliando na perda de peso”, conta a nutricionista Karine Nunes Costa Durães.
  O gosto ardido do alimento é gerado pela capsaicina, que além de servir como termogênico possui outras funções benéficas para o organismo. “Estudos conseguiram comprovar que a capsaicina possui também propriedades antioxidantes, moduladora da inflamação, anticarcinogênicas e antimutagênicas”, explica Luciana. Além disso, o alimento também é fonte de vitamina C, ácido fólico, licopeno e outras diversas substâncias.
  Mas diferente de outros termogênicos, como canela e chá verde é preciso moderação na ingestão de pimenta, isso porque, alguns de seus ingredientes podem causar irritação estomacal e agravar outras doenças. “Pessoas que possuem patologias como úlcera, gastrite, hemorroida ou algum desconforto gástrico relacionado ao consumo da pimenta devem evitá-la”, diz Karine.
  Caso você não tenha costume de consumir o alimento em suas refeições, a dica é começar aos poucos, ou seja, antes de se entregar de vez aos benefícios da pimenta, é preciso saber qual a sua tolerância para o alimento. Uma dica da nutricionista Luciana é ir aumentando a quantidade aos poucos, para então conhecer o seu limite de tolerância.
  De acordo com Karine, ainda não existe uma quantidade determinada de ingestão para que o alimento faça algum efeito positivo no organismo. Mas pesquisas realizadas neste sentido mostram que 3 gramas diáriasjá ajudam a turbinar os efeitos da dieta.
  Para evitar o gosto ardido na boca, que desagrada muita gente, as duas nutricionistas sugeriram opções distintas. “Uma alternativa é solicitar ao nutricionista uma suplementação com a substância, para que a mulher não sinta o ardor”, explica Karine. Já existe no Brasil cápsulas de termogênicos em pó, que podem fazer esta função, mas é importante consultar com um profissional para saber sobre os efeitos do remédio.   A nutricionista Luciana sugere misturar a pimenta em molhos e temperos.

Séries Curiosidades: Menores Rãs do mundo


  Com coaxar apenas mais forte do que o zumbido de um inseto, as menores rãs já descobertas têm tamanho inferior ao de uma moeda e saltam sobre o solo da selva tropical da ilha de Papua Nova Guiné, informaram cientistas americanos nesta quarta-feira.
  Estes anfíbios com nomes compridos - como 'Paedophryne amauensis' e 'Swiftorum paedophryne' - não são só as menores rãs conhecidas pelo homem, também se acredita que sejam os menores vertebrados da Terra, segundo relatório publicado na revista científica PLoS ONE. A pequena rã terrestre 'Paedophryne amauensis' chega a 7,7 milímetros. O outro tipo recém-descoberto, 'Paedophryne swiftorum', mede pouco mais de oito milímetros. 
  Até agora, o vertebrado considerado o menor do mundo era um peixe transparente indonésio, com nome científico de "Paedocypris progenetica", com média de oito milímetros.
  O maior vertebrado é a baleia azul, com 25,8 metros.
 "Foi partciularmente difícil localizar a 'Paedophryne amauensis', devido ao seu pequeno tamanho e ao chamado para acasalamento semelhante ao dos insetos, lançado pelos machos", explicou o cientista Chris Austin, da Universidade Estatal, que os descobriu. "Mas foi uma grande descoberta", acrescentou.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Textos: Atmosfera


  Esse gás é o principal detergente natural do planeta. É ele o principal responsável pela decomposição de gases-estufa, como o metano e o dióxido de enxofre, e de poluentes, como o monóxido de carbono e o ozônio. Sem o OH por perto, esses gases acabam ficando no ar em quantidades  maiores, agravando o efeito estufa (retenção de radiação solar por uma capa de gás, que esquenta a Terra).
 Segundo o estudo, coordenado pelo climatologista Ronald Prinn, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts-MIT, EUA, a concentração média de OH  no ar do planeta caiu de cerca de 150 ppt (partes por trilhão) em 92 para  pouco mais de 40 ppt em 2000. Embora não se arrisquem a apontar as causas dessa redução, Prinn e sua equipe apostam que há o dedo da humanidade por trás dela.
 "O recado é basicamente o seguinte: a humanidade alterou o equilíbrio sem entender como funcionava a máquina original", disse o físico Paulo Artaxo, da USP, vice-presidente do IGAC (Programa Internacional de Química Atmosférica Global). Segundo Artaxo, o estudo é importante porque analisa, pela primeira vez, o efeito das mudanças globais sobre os chamados gases de meia-vida curta. Apesar de ficarem muito pouco tempo no ar, esses compostos são fundamentais para o funcionamento da "sopa" atmosférica. O OH, por exemplo, só dura um segundo - mas é responsável pela quebra do metano, que tem meia-vida de 11 anos.
  Acontece que, justamente pelo fato de o OH ser tão fugidio, até agora ninguém havia conseguido medir sua concentração. Prinn, então, apelou para  um truque: ele calculou indiretamente o nível do gás, olhando para uma molécula chamada metil-clorofórmio. Esse composto é uma espécie de "espelho" químico do OH. Para cada molécula dele que é degradada existe uma molécula do radical fujão na atmosfera. Assim, estimando a sua concentração entre 1978 e 2000, Prinn e seu grupo puderam chegar à trilha do OH.
  E não gostaram do que viram: os níveis de metil-clorofórmio subiram 15%  entre 78 e 92 e caíram em 2000 para 10% abaixo do mínimo medido em 78. "Esses gases estão reagindo muito depressa 'as mudanças na atmosfera", disse Artaxo. Os cientistas ainda não sabem dizer se a tendência é a queda. Mas num  momento em que os EUA enterram o Protocolo de Kyoto, acordo mundial para reduzir os gases-estufa, os resultados não são animadores.

Teoria da Relatividade


Einstein, cientista que revolucionou o século XX


No estudo da Mecânica, a velocidade, por exemplo, é uma grandeza relativa, ou seja, sua medida depende do referencial do qual está sendo medido. Em consequência disso, outras grandezas que dependem da velocidade também são relativas como, por exemplo, a energia cinética e a quantidade de movimento. A energia potencial também é uma grandeza relativa, pois o seu valor (mgh) depende do referencial que se adota para medir a altura. Comprimento, massa e tempo são tidos como grandezas absolutas no estudo da Mecânica, mas também se tratam de grandezas relativas. No entanto, a relatividade dessas grandezas só evidencia-se quando no estudo de situações em que se têm velocidades muito elevadas, ou seja, não desprezíveis se comparadas com a velocidade da luz no vácuo, que é aproximadamente 3,0 x108 m/s.

O Início da Teoria da Relatividade

A teoria da relatividade foi uma revolução para o século XX, pois ela provocou inúmeras transformações em conceitos básicos como também proporcionou que fatos importantes, ainda não explicáveis, pudessem ser explicados. Essa teoria surgiu com o físico alemão Albert Einstein. Nascido em Ulm, Einstein foi físico e pesquisador muito conhecido por ter proposto a teoria da relatividade, mas também foi ele quem explicou corretamente o efeito fotoelétrico, fato esse que possibilitou o desenvolvimento da bomba atômica, mesmo sem ele saber para quais fins se destinava.
A teoria da relatividade é composta de duas outras teorias: Teoria da Relatividade Restrita, que estuda os fenômenos em relação a referenciais inerciais, e a Teoria da Relatividade Geral, que aborda fenômenos do ponto de vista não inercial. Apesar de formar uma só teoria, elas foram propostas em tempos diferentes, no entanto ambas trouxeram o conhecimento de que os movimentos do Universo não são absolutos, mas sim relativos.

A teoria da relatividade restrita foi construída por Einstein a partir de dois importantes postulados:

1ª – Postulado da Relatividade: as leis da Física são as mesmas em todos os sistemas de referência inercial.
2ª – Postulado da Constância da Velocidade da Luz: a velocidade da luz no vácuo tem o mesmo valor para qualquer referencial inercial, ou seja, c = 300 000 km/s.

A Relatividade no Cotidiano

A relatividade pode não ser um assunto muito comum no dia a dia, mas ela faz parte do nosso cotidiano. Quando aproximamos da velocidade da luz tudo muda, nesse sentido a relatividade é muito importante. Não é possível ver como que isso ocorre utilizando carros e aviões, mas as partículas subatômicas podem se movimentar muito rápido, podendo alcançar velocidades bem próximas à velocidade da luz.
Um instrumento muito comum na atualidade utiliza mecanismos advindos da relatividade para determinar com alta precisão a posição na Terra, esse é o chamado GPS. Encontrado em celulares de última geração, esse instrumento depende de 24 satélites ao redor da Terra para a determinação correta da posição, mas se não fosse a relatividade, todas as medidas estariam erradas. Os cálculos e correções relativísticos são necessários em consequência da velocidade dos satélites, aproximadamente 14 mil km/h. Essa velocidade é realmente pequena se comparada com a velocidade da luz, mas mesmo assim os cálculos são necessários. O aparelho de GPS está cada vez mais presente em nosso cotidiano, seja no avião, nos automóveis, navio, em muitos lugares podemos encontrá-lo. Caso não fossem calculados os efeitos da relatividade, poderiam acontecer grandes desastres.

Por Marco Aurélio da Silva
Equipe Brasil Escola



Fonte: http://www.brasilescola.com

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Leis das Reações Quimicas


A+B®C+D
mAmBmCmD1a experiência
m'Am'Bm'Cm'D2a experiência


Lei de Lavoisier
mA+mB=mC+mD
m'A+m'B=m'C+m'D



    Lei de Proust
mA
——
m'A
=mB
——
m'B
=mC
——
m'C
=mD
——
m'D



Lei de Dalton ou lei das proporções múltiplas
A+B® composto X
mm1

 

A+B® composto Y
mm2

 

A+B® composto Z
mm3
m1
——
a
=m2
——
b
=m3
——
c

a, b e c são números pequenos
a : b : c

(relação simples)

Teoria atômica de Dalton

Teoria atômica de Dalton (1808) - Um modelo para explicar as leis ponderais. Primeiro modelo atômico com base em resultados experimentais.
Lei volumétrica das reações químicas - Gay-Lussac (1808)
A(g)+B(g)®C(g)+D(g)(mesma pressão e temperatura)
VAVBVCVD

VA
——
a
=VB
——
b
=VC
——
c
=VD
——
d
abcd ® números inteiros e pequenos
a : b : c : d
(relação fixa e simples)

Hipótese de Avogadro

Hipótese de Avogadro (1811):
Volumes iguais de gases quaisquer à mesma pressão e temperatura contêm o mesmo número de moléculas.
A hipótese de Avogadro introduziu o conceito de molécula em química.
Cannizzaro utilizou o modelo da hipótese de Avogadro para explicar as leis volumétricas de Gay-Lussac.
Consequências da hipótese de Avogadro - A proporção volumétrica numa reação é dada pelos coeficientes das substâncias na equação da reação, quando essas substâncias estiverem no estado gasoso, à mesma pressão e temperatura:
aA(g) + bB(g) ® cC(g) + dD(g) (mesma pressão e temperatura)

Carvão


1. Origem do carvão:
IlustraçãoA madeira é constituída principalmente por carbono, oxigênio e hidrogênio. Quando soterrada, a madeira elimina  CO2 , CH4  e  H2O no processo de fossilização. 
O carvão mineral ou carvão natural é um produto da fossilização da madeira depois de decorridos milhões de anos. 

Matérias orgânicas presentes no carvão:Materiais minerais (inorgânicos) presentes no carvão:
- C (carbono) 
- H (hidrogênio) 
- O (oxigênio) 
- N (nitrogênio) 
- S (enxofre presente na matéria carbonosa). 
 
- argilas (ver calcários) 
- piritas (o rejeito piritoso é utilizado como matéria prima para
  fabricação de ácido sulfúrico e o ácido fosfórico, empregado na indústria de fertilizantes). 
- calcários ( o rejeito calcário e argiloso é empregado para a conservação das estradas). 
- óxidos: silício, alumínio, ... 
 

2. Tipos de carvão mineral:
O carvão mineral, dependendo do tempo decorrido do processo de fossilização, pode ser:
- do tipo turfa ........................... com aprox. 60% de carbono. 
- do tipo linhito ......................... com aprox. 70% de carbono. 
- do tipo hulha ......................... com aprox. 80 a 85% de carbono. 
- do tipo antracito .................... com aprox. 90% de carbono. 

- Turfa:
- carbono .......... 60,0%
- hidrogênio .......  5,5 %
- oxigênio ......... 32,0 %
- Linhito:
  - carbono ......... 65,0 a 75,0 %
- hidrogênio ..... 5,0 %
- oxigênio ........ 16,0 a 25,0 %
- Hulha:
- carbono ......... 80,0 a 85,0 %
- hidrogênio .....4,5  a  5,5 %
- oxigênio .......12,0 a 21,0 % (no carvão sub-betuminoso)e 5,0 a 20,0 % (no carvão betuminoso).
- Antracito:
- carbono .......... 90,0 %
- hidrogênio ......3,0 a 4,0 %
- oxigênio .........  4,0 a 5,0 %

Ocorrência em Santa Catarina
O Brasil possui carvão nos seguintes Estados:  São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
A bacia carbonífera catarinense compreende uma faixa de aproximadamente cem quilômetros de extensão por vinte e cinco quilômetros de largura no sul do Estado. Em Santa Catarina temos o carvão hulha do tipo sub-betuminoso.

Beneficiamento:
O beneficiamento consiste em processos que visam à redução da matéria inorgânica existente no carvão, melhorando desta forma a qualidade.
O Carvão ROM  (Run of Mine):
É o minério bruto, obtido diretamente da mina, sem sofrer nenhum tipo de beneficiamento e é retirado através de correia transportadora ou vagonetes.

Carvão pré-lavado:
É o minério que após sua extração sofre o primeiro beneficiamento, nas "bocas da mina" ficando com menor quantidade de impurezas.
Lavagem do carvão pré-lavado:
O carvão sofre, então, nova lavagem.
Obtém-se as seguintes frações:

> 28% de carvão metalúrgico (16% de cinzas) - utilizado nas indústrias siderúrgicas como agente redutor na obtenção do ferro.
> 35% de carvão energético (42% de cinzas) - utilizado nas indústrias cimenteiras e nas locomotivas.
>2% de perdas residuais (carvão com elevado teor de cinzas).
> outros 2,5 a 4,5%.

(Tópicos extraídos da publicação "Aspectos Sobre CARVÃO MINERAL" das Centrais Elétricas de Santa Catarina, de autoria dos engenheiros: José Corrêa Hulse e Ronê de Oliveira - dezembro/93).
Coloboração do Professor Rodi Hickel da UFSC.


3. Lavra:
É o processo de extração do carvão. Pode ser lavra a céu aberto ou lavra subterrânea. 
A lavra a céu aberto é possível quando a camada de carvão está aflorando à superfície. A lavra consiste na remoção da camada estéril (superior), deixando a camada de carvão ao tempo, onde então, extrai-se o carvão mineral.

A lavra subterrânea (mais profunda) é feita através de galerias. Esta extração pode ser manual, semi-mecanizada ou mecanizada,

4. Pirólise da hulha:
A pirólise (destilação) da hulha é feita sob aquecimento de, aproximadamente, 1000º C e na presença de corrente de ar. Obtém-se quatro frações, sendo uma gasosa, duas líquidas e uma sólida.
- fração gasosa: gás de rua ou gás de iluminação (já serviu para iluminar as ruas e hoje é utilizada na indústria e como combustível doméstico). 
Composição química:  H2  (gás hidrogênio) 50% 
CH4  (gás metano) 30% 
outros gases: CO (monóxido de carbono), N(nitrogênio), etc ... 
- fração líquida clara ou águas amoniacais:predomina  NH3  (amônia ou gás amoníaco). É empregada na preparação de fertilizantes (adubos), ácido nítrico, etc..

- fração líquida escura ou alcatrão da hulha: mais densa que a fração líquida clara - águas amoniacais.
Composição química do alcatrão da hulha, depois de sofrer um novo processo de destilação:
- óleo leve ............ benzeno, tolueno, etc,,, 
- óleo médio ......... fenol, naftaleno, xilenos, etc... 
- óleo pesado ....... naftaleno, fenóis, etc... 
- óleo verde ou de antraceno...... antraceno, fenantreno, etc ...

A finalidade da destilção do alcatrão da hulha é de ser obter hidrocarbonetos aromáticos (benzeno, tolueno, naftaleno, antraceno, fenantreno, etc ...).
- fração sólida: coque (tipo de carvão poroso) que atua como agente redutor na produção do ferro na indústria siderurgica e na produção de gasolina sintética. 
Obs.: nas paredes da retorta fica um depósito de carvão utilizado na fabricação de eletrodos, denominado de "carvão de retorta".


Fonte: http://www.algosobre.com.br

Tratamento ''Verde''

Cientistas desenvolvem tratamento 'verde' para hemodiálise na Austrália

Energia solar barateia uso de equipamentos para limpeza do sangue.
No mundo, 2 milhões de pessoas utilizam 'rins artificiais'.


Três cientistas desenvolveram um programa de hemodiálise na Austrália que utiliza energia solar como opção ecológica e mais barata para fazer funcionar as máquinas que retiram artificialmente impurezas do sangue de pacientes. O trabalho foi divulgado pela Sociedade Americana de Nefrologia e será divulgado em uma revista médica da instituição em 19 de janeiro de 2012.

Somente nos primeiros 12 meses de uso do método, os médicos australianos obtiveram uma redução de 76,5% no consumo de energia dos equipamentos. Usados para realizar a limpeza do sangue humano quando os rins dos pacientes já não funcionam corretamente, os aparelhos de hemodiálises utilizam muita água e energia elétrica. Os testes foram realizados no centro médico Barlow Health, na cidade de Geelong, no sudeste do país.

Sessões comuns com os “rins artificiais” levam até cinco horas e ocorrem a cada três vezes por semana. No mundo, quase 2 milhões de pessoas utilizam algum tipo de tratamento de hemodiálise, na maior parte das vezes por conta de doenças nos rins como a insuficiência renal crônica.

Para a equipe, o sistema com energia solar pode se tornar até rentável nos próximos anos. O trio defende pesquisas sobre conservação de água e controle no despejo de dejetos ligados aos tratamento renais. Como justificativa, eles citam a degradação ambiental e as mudanças climáticas motivos suficientes para justificar a busca por métodos alternativos às diálises atuais.


Séires Curiosidades - Stephen Hawking

Físico britânico Stephen Hawking completa 70 anos

Hawking sofre de esclerose lateral amiotrófica desde os 21 anos.Apesar da doença, ele se transformou no cientista mais famoso do mundo.


O físico britânico Stephen Hawking completou 70 anos neste domingo (8). Nascido em Oxford, Hawking é um exemplo do triunfo frente à adversidade, já que aos 21 anos foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica, uma doença neurodegenerativa progressiva.
Físico britânico Stephen Hawking completou 70 anos neste domingo. (Foto: AFP)
Por ocasião do aniversário de Hawking, o professor Martin Rees, astrônomo do Trinity College de Cambridge, disse que quando conheceu o cientista os dois eram estudantes e pensava que seu companheiro não viveria muito mais por conta de sua doença.Os médicos chegaram a lhe dar apenas alguns anos de vida. Mas, apesar de ter perdido o movimento de suas extremidades e da musculatura, inclusive a força do pescoço para manter-se com a cabeça erguida, Hawking chega aos 70 anos como o cientista mais famoso do mundo.

"Foi incrível, chegou aos 70 anos, se transformou sem dúvida no cientista mais famoso do mundo, aclamado por pesquisas brilhantes, por seus livros mais vendidos e, principalmente, por seu incrível triunfo frente à adversidade", afirmou Rees.Ao lado de seu colega Roger Penrose, ele mostrou que a Teoria da Relatividade de Albert Einstein implica que o espaço e o tempo hão de ter um princípio, o chamado "Big Bang", e um final dentro dos buracos negros.
Hawking também criou polêmica no campo religioso por acreditar que a ideia do paraiso e da vida depois da morte é um "conto de fadas" criado por gente que tem medo da morte.
"Acredito que o cérebro é um computador que para de funcionar quando todos os seus componentes falham. Não existe nenhum paraíso ou vida após a morte para computadores quebrados; isso é um conto de fadas para pessoas com medo do escuro", disse o cientista, em no jornal britânico “Guardian”.
Recentemente, ele voltou a ser notícia ao afirmar, em entrevista à revista "New Scientist", que as mulheres são "um completo mistério" ao qual dedica a maior parte de seus pensamentos.
Hawking foi agraciado com a Ordem do Império Britânico em 1982 e com o Prêmio Príncipe de Astúrias da Concórdia em 1989, além de outras distinções que lhe foram concedidas ao longo dos anos.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Séries Doenças: Gastrite


Gastrite é a inflamação aguda ou crônica da mucosa que reveste as paredes internas do estômago. Ela pode ser aguda ou crônica e é provocada por diferentes fatores:

* A bactéria Helicobacter pylorii foi encontrada no estômago de pacientes com gastrite ou úlcera. Não existem evidências, porém, que permitam distinguir a relação de causa e conseqüência entre ele e a gastrite a a úlcera, isto é, não se sabe se a bactéria é responsável pelo aparecimento de gastrite ou úlcera, ou se ela encontra nos pacientes com essas doenças ambiente ideal para seu desenvolvimento;
* Uso prolongado de ácido acetilsalicílico e de antiinflamatórios;
* Consumo de bebidas alcoólicas;
* Gastrite auto-imune, quando o sistema imune produz anticorpos que agridem o próprio organismo.
Sintomas
A dor da gastrite é circunscrita, começa na região epigástrica, logo abaixo do esterno, osso vertical situado na parte anterior do tórax. Na prática, a queixa é de dor na boca do estômago, que se irradia para outros locais, se surgirem complicações.
A dor da gastrite pode vir acompanhada de azia ou queimação, se houver retorno do suco gástrico por defeito no esfíncter, estrutura muscular que controla a comunicação entre esôfago e estômago. A azia pode piorar quando a pessoa se deita depois de uma refeição mais volumosa ou rica em gorduras.
Perda do apetite, náuseas e vômitos também são sintomas de gastrite, assim como a presença de sangue nas fezes e no vômito.
Diagnóstico
Histórico clínico e endoscopia (exame que permite visualizar a mucosa do estômago) são fundamentais para o diagnóstico da gastrite, o que não exclui a necessidade de fazer uma biópsia, ou seja, retirar fragmentos da mucosa estomacal para análise mais minuciosa ao microscópio.
Tratamento
O tratamento da gastrite tem de levar em conta o que causou a doença. Como existe associação entre Helicobacter pylorii e gastrite, se tratarmos apenas a segunda sem combater o primeiro, a probabilidade de a doença reaparecer aumenta. No entanto, ela diminuirá bastante, se os dois tratamentos ocorrerem simultaneamente. O uso de ácido acetilsalícilico, antiinflamatórios e álcool deve ser evitado.
A medicação para gastrite pode ser ministrada por via oral e os resultados obtidos são bastante satisfatórios.
Recomendações
* Respeite os horários das refeições. Separar algum tempo para café da manhã, almoço e jantar tranquilos não é luxo, é necessidade;
* Prefira fazer pequenas refeições ao longo do dia a fazer uma grande refeição;
* Mastigue bem os alimentos, pois a digestão começa na boca;
* Dê preferência a frutas, verduras e carnes magras;
* Não fume;
* Evite tomar analgésicos, café, bebidas alcoólicas e as que contêm cafeína;
* Procure um médico e siga suas recomendações se tiver azia, má digestão e sensação de estômago cheio depois de ingerir pequenas porções de alimentos.