segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Séires Curiosidades - Stephen Hawking

Físico britânico Stephen Hawking completa 70 anos

Hawking sofre de esclerose lateral amiotrófica desde os 21 anos.Apesar da doença, ele se transformou no cientista mais famoso do mundo.


O físico britânico Stephen Hawking completou 70 anos neste domingo (8). Nascido em Oxford, Hawking é um exemplo do triunfo frente à adversidade, já que aos 21 anos foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica, uma doença neurodegenerativa progressiva.
Físico britânico Stephen Hawking completou 70 anos neste domingo. (Foto: AFP)
Por ocasião do aniversário de Hawking, o professor Martin Rees, astrônomo do Trinity College de Cambridge, disse que quando conheceu o cientista os dois eram estudantes e pensava que seu companheiro não viveria muito mais por conta de sua doença.Os médicos chegaram a lhe dar apenas alguns anos de vida. Mas, apesar de ter perdido o movimento de suas extremidades e da musculatura, inclusive a força do pescoço para manter-se com a cabeça erguida, Hawking chega aos 70 anos como o cientista mais famoso do mundo.

"Foi incrível, chegou aos 70 anos, se transformou sem dúvida no cientista mais famoso do mundo, aclamado por pesquisas brilhantes, por seus livros mais vendidos e, principalmente, por seu incrível triunfo frente à adversidade", afirmou Rees.Ao lado de seu colega Roger Penrose, ele mostrou que a Teoria da Relatividade de Albert Einstein implica que o espaço e o tempo hão de ter um princípio, o chamado "Big Bang", e um final dentro dos buracos negros.
Hawking também criou polêmica no campo religioso por acreditar que a ideia do paraiso e da vida depois da morte é um "conto de fadas" criado por gente que tem medo da morte.
"Acredito que o cérebro é um computador que para de funcionar quando todos os seus componentes falham. Não existe nenhum paraíso ou vida após a morte para computadores quebrados; isso é um conto de fadas para pessoas com medo do escuro", disse o cientista, em no jornal britânico “Guardian”.
Recentemente, ele voltou a ser notícia ao afirmar, em entrevista à revista "New Scientist", que as mulheres são "um completo mistério" ao qual dedica a maior parte de seus pensamentos.
Hawking foi agraciado com a Ordem do Império Britânico em 1982 e com o Prêmio Príncipe de Astúrias da Concórdia em 1989, além de outras distinções que lhe foram concedidas ao longo dos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário