quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Séries Curiosidades: Menores Rãs do mundo


  Com coaxar apenas mais forte do que o zumbido de um inseto, as menores rãs já descobertas têm tamanho inferior ao de uma moeda e saltam sobre o solo da selva tropical da ilha de Papua Nova Guiné, informaram cientistas americanos nesta quarta-feira.
  Estes anfíbios com nomes compridos - como 'Paedophryne amauensis' e 'Swiftorum paedophryne' - não são só as menores rãs conhecidas pelo homem, também se acredita que sejam os menores vertebrados da Terra, segundo relatório publicado na revista científica PLoS ONE. A pequena rã terrestre 'Paedophryne amauensis' chega a 7,7 milímetros. O outro tipo recém-descoberto, 'Paedophryne swiftorum', mede pouco mais de oito milímetros. 
  Até agora, o vertebrado considerado o menor do mundo era um peixe transparente indonésio, com nome científico de "Paedocypris progenetica", com média de oito milímetros.
  O maior vertebrado é a baleia azul, com 25,8 metros.
 "Foi partciularmente difícil localizar a 'Paedophryne amauensis', devido ao seu pequeno tamanho e ao chamado para acasalamento semelhante ao dos insetos, lançado pelos machos", explicou o cientista Chris Austin, da Universidade Estatal, que os descobriu. "Mas foi uma grande descoberta", acrescentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário