sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Baixa umidade do ar favorece crises de problemas respiratórios

Aprenda a Enfrentar o Clima seco com medidas simples.

Por: Minha Vida


 A umidade relativa do ar em alguns estados brasileiros já é bastante preocupante. No começo da semana, Pará, Maranhão e Piauí estavam com umidade relativa abaixo dos 30%. Mais alarmante, entretanto, foi o índice registrado em São Paulo. A capital registrou na terça-feira o menor índice de umidade em três anos, com umidade relativa de 20%. Em São José dos Campos, a porcentagem chegou aos 15%. A cidade de São Paulo deve permanecer em alerta até domingo.
 O estado de alerta é definido quando a umidade do ar fica entre 20% e 30%. De acordo com a Climatempo, há a possibilidade de a capital entrar novamente em emergência neste sábado, quando os níveis de umidade podem ficar abaixo de 20%.
 As complicações do clima seco são de tirar o fôlego, literalmente. Os problemas para o sistema respiratório são vários: os casos de pneumonia, gripe, sinusite, alergias e resfriado crescem até 25%, segundo a Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo quando a baixa umidade do ar faz com que os índices de poluição aumentem. Para além dos problemas respiratórios, o tempo seco pode causar dores de cabeça, irritações nos olhos, nariz, garganta e pele. A garganta pode ficar seca, a voz rouca, inclusive com possibilidade de inflamação na faringe.
 Por isso, alguns cuidados são fundamentais para atravessar o clima seco com a saúde em plena forma. Basta seguir alguns cuidados simples que deixam o corpo livre dessas reações incomodas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário