quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Tensão superficial da água

 Após algumas pesquisas históricas descobrimos que, cerca de 40 a 30 anos atrás, as pessoas quando grávidas enchiam um vasilhame com água e colocava duas agulhas em sua superfície, dependendo da posição das mesmas, saberiam o sexo do bebê. É obvio que se trata de crendices, pois esse método não é capaz de informar a mãe sobre o sexo do seu bebê, mas uma pergunta ainda fica no ar. Como que uma agulha pode ficar em cima da água sem afundar? Como um mosquito, aranha ou outro animal pode pousar cima da água? Fatos como estes podem ser explicados através de algo chamado Tensão superficial dos líquidos.
  A tensão superficial é uma camada na superfície do líquido que faz com que sua superfície se comporte como uma membrana elástica que não deixa o objeto adentrar-los, ou seja, afundar. Isso ocorre devido às moléculas da água, que interagem entre si. As moléculas que estão no interior do liquido interagem com as demais em todas as direções (em cima, em baixo, dos lados e nas diagonais), já as que esta na superfície só interage com as moléculas que estão dentro do liquido.
As moléculas da água (H2O) interagem entre si dentro do liquido e todas as direções, mas as moléculas que estão na superficie só interagem com as que estão abaixo porque não há nada em cima. Dessa forma cria-se a tensão superficial.
As moléculas da água (H2O) interagem entre si dentro do liquido e todas as direções, mas as moléculas que estão na superficie só interagem com as que estão abaixo porque não há nada em cima. Dessa forma cria-se a tensão superficial.
  O resultado dessa interação só com as moléculas do lado de dentro, faz surgir uma tensão que exerce uma força sobre a camada da superfície, com a intenção de compensar essa tensão do lado de dentro do liquido. Essa “força” é a: tensão superficial dos líquidos.
Clip sobre a água.
Clip sobre a água.
  Você pode fazer o teste da tensão superficial da água, colocando-a [a água] em uma vasilha qualquer e em seguida colocar cuidadosamente uma pequena moeda, uma agulha ou aqueles anéis de refrigerante sobre a água. Nota-se que nenhum desses objetos mencionados é menos denso do que a água, muito pelo contrario, é bem mais denso, porém, ao colocá-lo sobre a água, você observa que eles não afundam devido à tensão superficial. Agora tente adicionar algumas gotas de detergente nesse sistema e veja o que acontece! Os objetos afundaram rapidamente! Isso ocorre porque o detergente é um surfactante, isto é, ele age nas moléculas de água quebrando a interação entre elas, consequentemente, quebrando sua tensão superficial.
   Autores: Diego Galeano, Maísa Caldas
  O CURIOFÍSICA foi para o laboratório e fez um pequeno teste para mostra a tensão superficial e a reação a tensão superficial da água com um liquido surfactante (detergente).
Caso você não tenha entendido a explicação, tenho certeza que ira entender após ver o video abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário