Após algumas pesquisas históricas descobrimos que, cerca de 40 a 30 anos atrás, as pessoas quando grávidas enchiam um vasilhame com água e colocava duas agulhas em sua superfície, dependendo da posição das mesmas, saberiam o sexo do bebê. É obvio que se trata de crendices, pois esse método não é capaz de informar a mãe sobre o sexo do seu bebê, mas uma pergunta ainda fica no ar. Como que uma agulha pode ficar em cima da água sem afundar? Como um mosquito, aranha ou outro animal pode pousar cima da água? Fatos como estes podem ser explicados através de algo chamado Tensão superficial dos líquidos.
A tensão superficial é uma camada na superfície do líquido que faz com que sua superfície se comporte como uma membrana elástica que não deixa o objeto adentrar-los, ou seja, afundar. Isso ocorre devido às moléculas da água, que interagem entre si. As moléculas que estão no interior do liquido interagem com as demais em todas as direções (em cima, em baixo, dos lados e nas diagonais), já as que esta na superfície só interage com as moléculas que estão dentro do liquido.
O resultado dessa interação só com as moléculas do lado de dentro, faz surgir uma tensão que exerce uma força sobre a camada da superfície, com a intenção de compensar essa tensão do lado de dentro do liquido. Essa “força” é a: tensão superficial dos líquidos.
Autores: Diego Galeano, Maísa Caldas
O CURIOFÍSICA foi para o laboratório e fez um pequeno teste para mostra a tensão superficial e a reação a tensão superficial da água com um liquido surfactante (detergente).
Caso você não tenha entendido a explicação, tenho certeza que ira entender após ver o video abaixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário