sexta-feira, 26 de julho de 2013

Informações e dicas para pôr fim ao “medo do dentista”


Se você tem fobia de dentista, marcar uma consulta pode não ser a coisa mais agradável a fazer durante o dia. Define-se “fobia” como o medo irracional que leva uma pessoa a evitar situações, objetos ou atividades desagradáveis. Muitas pessoas têm medo de dentista apenas porque cresceram ouvindo seus pais falarem que não gostavam de ir ao consultório e isto as marcou desde a infância. Outras pessoas dizem ter medo de dentista porque passaram por uma experiência negativa no consultório durante algum procedimento ou porque tomaram uma injeção dolorosa.
Se você tem medo de dentista, temos algumas dicas que podem fazer de sua ida ao consultório uma experiência positiva. Se ainda não tiver um dentista, converse com sua família ou seus amigos e colegas e pergunte o nome do dentista que os atende e o que acham do trabalho dele. Conversar com outras pessoas é uma boa maneira de encontrar o dentista adequado às suas necessidades.
Procure um dentista na internet. Muitos consultórios e clínicas odontológicas têm sites que apresentam os profissionais, o tipo de serviços oferecidos, os atendentes e o tratamento dispensado aos pacientes. Se encontrar algum consultório que pareça adequado às suas necessidades, fale com seus amigos e vizinhos e busque referências.
Depois de encontrar o dentista adequado, converse com ele, ou com os atendentes da clínica, a respeito de seu problema dentário e suas apreensões e receios com relação aos procedimentos a serem realizados. É muito importante manter uma comunicação franca e aberta com seu dentista. Isso torna sua experiência mais tranquila e agradável.
O dentista explicará a você o tipo de tratamento recomendado para seu caso. Ele também o informará sobre os detalhes do procedimento e você poderá esclarecer qualquer dúvida ou preocupação que tiver sobre o tratamento.
Se sentir-se nervoso ou tenso antes de qualquer procedimento, o dentista pode aplicar óxido nitroso, um agente analgésico e sedativo, para fazer com que você relaxe durante o tratamento. Outros medicamentos também podem ser usados, dependendo do nível de medo que o paciente apresentar. O dentista e seus auxiliares farão todos os esforços para tornar sua consulta uma experiência tranqüila e agradável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário