sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Descubra os benefícios da bebida alcoólica


Já faz tempo que o vinho tinto é considerado uma bebida saudável, mas os amantes da cerveja e outros drinks já podem comemorar: todas as bebidas alcoólicas têm seus benefícios. 



Bebidas fortes?
Beber quantidades moderadas de qualquer tipo de álcool – seja cerveja, vinho, ou bebidas mais pesadas – aumenta os níveis de colesterol HDL, diz Lisa Young, professora de nutrição na Universidade de Nova York. "Isso é um grande benefício para as pessoas que têm problemas de colesterol porque é difícil elevar o colesterol bom", ela diz. 

O lado ruim? Beber qualquer tipo de álcool também aumenta o risco de certos tipos de câncer, como o de mama e fígado. Um estudo demonstrou que mulheres que bebem em média uma ou duas doses por dia têm um aumento de 10% no risco de câncer de mama, e de até 30% para as que bebem três doses à noite. O consumo excessivo de álcool também está associado ao risco de outros problemas, como infarto e outras doenças cardíacas, cirrose e derrame. 
Durante a gravidez, a ingestão de bebida alcoólica pode causar aborto ou síndrome do alcoolismo fetal, o que prejudica o crescimento e o desenvolvimento do sistema nervoso.
Comparação de calorias 
De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, uma dose de 40ml de destilados (gim, rum, vodca, uísque) contém aproximadamente 96 calorias. A contagem de calorias varia de acordo com o tipo de bebida, variando desde 280 calorias para um gim e tônica até 800 calorias para alguns drinks gelados e cremosos. Opte por coquetéis preparados com bebidas sem calorias, como Diet Coke e outros refrigerantes light (H2OH!), que não contribuem tanto para o ganho de peso.
´
O lado bom da cerveja
Você acha que cerveja era apenas para o jogo de futebol e churrasco? Segundo uma publicação do diário de medicina The Lancet, o consumo de cerveja, na verdade, pode evitar doenças cardíacas. A cerveja contém vitamina B6, que previne o acúmulo de homocisteina, um composto químico associado a problemas do coração. 
Além disso, estudos mostram que um copo de cerveja contém a mesma quantidade de antioxidantes que uma taça de vinho, e que seu consumo moderado pode diminuir as chances de aterosclerose ente 30 e 40% em comparação a quem não toma cerveja ocasionalmente. 

Comparação de calorias
A cerveja light contém aproximadamente 108 calorias para cada 350ml, enquanto a cerveja comum traz 144 calorias. Se você bebe cerveja, mas está vigiando seu peso, opte pela cerveja light. "A cerveja light corta as calorias, então procure por esse tipo em vez da com baixo teor de carboidratos", recomenda Young. "A cerveja com baixo teor de carboidratos contém tantas calorias quanto a comum".
 Ingestão total: O que você precisa saber
Embora não haja uma definição universal aceita, no Brasil considera-se que uma dose equivale a 350 ml de cerveja, 125 ml de vinho, ou 50 ml de bebidas destiladas. 
Se você quer beber, faça-o com moderação. "Esses benefícios vêm de quantidades moderadas, o que significa uma ou duas doses ao dia", diz Young. "Não é saudável se guardar durante a semana para poder tomar um porre no sábado. Faça do jeito certo ou você vai se dar mal". 
Além disso, o álcool também tem propriedades viciantes, então se você já tem um histórico de alcoolismo na família, o melhor a fazer é abster-se da bebida totalmente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário