sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Descoberta nova espécie de macaco africano no coração do Congo


Madri, 13 set (EFE).- Uma nova espécie de primata chamada lesula ou "Cercopithecua lomamiensis" foi descoberta no coração do Congo por pesquisadores americanos, segundo divulgou a revista científica "Plos One".
O achado foi realizado pelos cientistas John e Teres Hart, que viram os primeiros exemplares em junho de 2007 nas florestas da bacia do rio Lomami, no centro da República Democrática do Congo.
Os exemplares desta nova espécie, que se alimenta de vegetais, são ariscos e de tamanho mediano. O primeiro contato aconteceu quando os pesquisadores de campo localizaram um exemplar jovem cativo na região de Opala.
Buscas posteriores permitiram localizar outro exemplar e em algum tempo depois foi realizada a primeira observação em liberdade destes animais, na região de Obengue.
A população desta nova espécie é exclusiva das florestas tropicais das terras baixas do Congo e os pesquisadores recomendaram utilizar a denominação comum de lesula, já que esse é o nome usado para chamar o animal em sua área de incidência.
A pesquisa contou com o apoio da Fundação Arcus e do Departamento de Vida Selvagem e Pesca dos Estados Unidos, entre outras instituições.
A descoberta foi considerada importante pois encontrar novas espécies na África é muito difícil (a última vez que isso ocorreu foi há 28 anos). Além disso, a nova espécie ajudará na pesquisa da história evolutiva dos primatas.
Os lesula fazem parte da família dos Corcopithecini, endêmicos da África Subsaariana, e as análises genéticas e morfológicas realizadas provaram que o animal é mesmo uma nova espécie. EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário