Médicos recomendam controlar o estado emocional para prevenir os fios brancos. Até pouco tempo atrás a medicina culpava unicamente a genética como a responsável em deixar os cabelos brancos ou cinzas. Porém, relatos da história apontam que casos de estresse ou traumas profundos podem provocar esse fenômeno até de um dia para o outro. A pessoa dorme com o cabelo na cor normal e, no dia seguinte, acorda com ele branco.
Segundo relatos históricos, a rainha austríaca Maria Antonieta acordou com o cabelo totalmente branco na noite anterior a sua morte, decapitada na guilhotina. Embora a ciência não tenha ainda como provar, os cientistas estão cada vez mais certos de que o estresse seria um dos responsáveis — ao lado da genética — para o surgimento dos fios brancos.
Os cientistas acreditam que o estresse pode desencadear uma reação em cadeia que interfere com a forma como o folículo piloso transmite a melanina, o pigmento que dá a cor ao cabelo.
Segundo o estudo, os radicais livres, que são hormônios que o organismo produz quando está sob estresse, podem bloquear o sinal do folículo piloso para absorver o pigmento da melanina. Outro fato curioso que a medicina descobriu é que um evento traumático ou estressante faz com que o cabelo pare de crescer temporariamente e fique numa fase de descanso.
Ao despertar, os folículos pilosos começam a agir novamente fazendo surgir uma grande quantidade de fios brancos e cinzas. Os médicos recomendam que aqueles pacientes que detectarem que seus cabelos brancos são causados por essas situações, devem encontrar soluções para aliviar o estresse.
Para isso, eles recomendam a prática de atividades de relaxamento e que melhore a autoestima, como yoga e meditação.
Fonte: http://noticias.r7.com/saude
Nenhum comentário:
Postar um comentário