quinta-feira, 14 de junho de 2012

Cremes depilatórios


  Entre os variados métodos de depilação, os cremes depilatórios estão entre os mais populares — principalmente, é claro, por sua praticidade. Há diversos disponíveis no mercado, mas quase todos com os mesmos ativos e funcionando da mesma forma.
  O mecanismo é bastante simples: "Os cremes depilatórios contêm substâncias químicas que atuam 'dissolvendo' o pelo", explica Mônica Felici, dermatologista da Clínica Splendore (SP). "Eles atuam na porção externa do pelo, não removendo-o pela raiz".
  Por isso, o método é considerado temporário (como, por exemplo, a lâmina) e os pelos voltam a crescer após três ou quatro dias.
Como e quando usar

  A mais importante contraindicação ao uso de cremes depilatórios tem a ver com alergias; como se trata de um produto químico, nem todo mundo se dá bem com ele. Por isso, se você optou por esse método, a primeira regra é clara: fazer um teste de alergia, que consiste em aplicar um pouco do produto no antebraço ou atrás da orelha, e esperar 24 horas para ver se há alergia. "Eles podem causar dermatite de contato, por isso é recomendado fazer o teste", explica a médica.
  A decisão de usar o método cabe principalmente à praticidade — mas ele também é uma mão na roda para quem tem problema com os outros métodos, como alergia a cera ou lâmina. "Os cremes depilatórios são mais utilizados para remover pelos do rosto, e indicados principalmente para pelos brancos, que não podem ser removidos com laser", explica Mônica.

Três dicas para usar os cremes depilatórios
  • Os cremes depilatórios são perfeitos para áreas menores, como o buço ou as axilas.
  • Antes de usar, faça um teste de alergia para ver se você não é sensível a nenhuma das substâncias na fórmula.
  • Atenção especial para a data de validade: nunca use o creme depois dela, já que as substâncias químicas se deterioram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário