sábado, 17 de dezembro de 2011

Séries Curiosidades: Invenção da Lâmpada


"... Thomas Edison foi mais responsável do que qualquer um pela criação do mundo moderno.... Ninguém participou tanto da formação de caráter físico de nossa civilização atual. Ele foi a pessoa mais influente do milênio...." 

Fonte: The Heroes Of The Age: Electricity And Man


Thomas Alva Edison


  Nascido em Milan, Ohio em 1847. Engenhoso, mesmo com pouca idade, Edison limitou-se a educação formal mas era um leitor ávido, especialmente por livros de ciência. Tornou-se operador de telégrafo com 16 anos e até a idade de 22 anos tinha mudado para a Cidade de Nova York onde começou a inventar melhorias para a máquina de fita de papel perfurado, um aparelho de mapeamento de estoque que utilizava a tecnologia de telégrafo.

Em 1870 mudou-se para Nova Jérsei e fundou uma companhia para fabricar telégrafos impressores. Mas foi em 1876, quando inaugurou seu laboratório em Menlo Park, Nova Jérsei, que ele e sua equipe fizeram suas maiores descobertas.
  Após inventar a lâmpada elétrica em 1879, Edison tornou-se instantaneamente famoso. Tinha já fundado a Edison Electric Light Company em outubro de 1878 com Grosvenor P. Lowery, consultor da Western Union, a fim de desenvolver um sistema de iluminação comercialmente viável. Quatorze anos mais tarde, em 1892, a General Electric Company fundou diversas pequenas empresas a fim de projetar, produzir e comercializar os muitos produtos necessários para o crescimento da indústria de iluminação.
 Por vários anos, Edison se envolveu com invenções em áreas muito diferentes, incluindo mineração, baterias e até mesmo produção de cimento. Seu laboratório, que foi transferido para West Orange, Nova Jérsei em 1886, criou uma nova forma de realizar negócios, onde um grupo de pessoas , ao invés de apenas uma pessoa, poderia inventar, construir e comercializar produtos.
  Em 1929, dois anos antes de sua morte, Edison foi homenageado no Greenfield Village Museum de Henry Ford em Dearborn, Michigan durante a comemoração do "Light's Golden Jubilee". Estavam presente o Presidente dos EUA Herbert Hoover, Orville Wright, Madame Curie, Will Rogers, Harvey Firestone e 300 outros dignitários mundiais. Naquela ocasião, Edison resumiu suas realizações afirmando: "Se eu tenho estimulado os homens a dar grandes passos, se nosso trabalho alargou o horizonte de milhares de pessoas e proporcionou um pouco de felicidade no mundo, estou contente."
  Alva Edison é até hoje o maior inventor de todos os tempos, tendo sido autor de 1093 invenções.
História da Lâmpada

  A contribuição mais importante do próprio Edison para o problema da luz elétrica foi no projeto do filamento. Ele tentou mais de 6.000 materiais de filamentos alternativos durante dois anos e gastou US$40,000 conduzindo mais de 1.200 testes.
  Depois de testar as substâncias em todo o mundo, Edison concluiu que a platina era efetiva. No entanto, ela era dispendiosa e proporcionava somente eficiência limitada como um filamento prático. Finalmente, Edison tentou a linha de coser de algodão carbonizado da máquina de costura. Na tarde de Domingo, 19 de outubro de 1879, Edison e seus assistentes equiparam este filamento de algodão e fizeram voltas observando-o pelo relógio. Mais de 40 horas mais tarde o filamento ainda estava incandescente e Edison reconheceu que tinha resolvido o problema.
  A invenção do bulbo da luz elétrica foi anunciada no New York Herald em 21 de dezembro de 1879. Nas semanas seguintes os estoques de gás caíram drasticamente enquanto as ações da Edison Electric Company subiam, batendo finalmente $3,500 uma ação.
 Os bulbos de luz entraram para venda em 1880 e enquanto a introdução de escala-total do sistema de iluminação Edison era feito em Londres no Holburn Viaduct no início de 1882, a era da iluminação elétrica de maneira geral através uma fonte de força municipal centralizada iniciou em 4 de setembro de 1882, em Pearl Street Station, na Cidade de Nova York. Em resposta a uma pergunta do repórter, Edison disse simplesmente. "Eu cumpri tudo que prometi".

Nenhum comentário:

Postar um comentário